Posted: 15 Jul 2009 02:05 AM PDT
Deparar-se com uma jóia preciosanão é nada se comparado a encontrar uma vida humana preciosa.Veja como aqueles que não se entristecem com o samsaradesperdiçam a vida!Ganhar um reino inteironão é nada se comparado a encontrar um professor perfeito.Veja como aqueles que não têm devoçãotratam o professor como seu igual!Receber o comando de um paísnão é nada se comparado a receber os votos de bodisatva.Veja como aqueles que não têm compaixãoatiram longe os seus votos!Governar o universonão é nada se comparado a receber uma iniciação tântrica.Veja como aqueles que não mantêm os samayasjogam fora suas promessas!Avistar o Budanão é nada se comparado a ver a verdadeira natureza da mente.Veja como aqueles que não têm determinaçãoafundam-se novamente na delusão!
Patrul Rinpoche (Tibete, 1808-1887)"As Palavras do Meu Professor Perfeito", 1ª parte 1 II 4
terça-feira, 21 de julho de 2009
terça-feira, 14 de julho de 2009
Lama Chopa
SANGHA JÓIA PRECIOSA
... NOSSO GURU PUJA DESTA SEMANA SERÁ NA TERÇA ÀS 18 HS...
ESTAREMOS COM GIOVANA E DENILSON DA SANGHA DE SÃO PAULO, POR ISSO SERÁ MUITO ESPECIAL ! ! !
OFERECIMENTOS SERÃO BEM VINDOS...
COM PAZ
SANGHA JÓIA PRECIOSA
... NOSSO GURU PUJA DESTA SEMANA SERÁ NA TERÇA ÀS 18 HS...
ESTAREMOS COM GIOVANA E DENILSON DA SANGHA DE SÃO PAULO, POR ISSO SERÁ MUITO ESPECIAL ! ! !
OFERECIMENTOS SERÃO BEM VINDOS...
COM PAZ
SANGHA JÓIA PRECIOSA
quarta-feira, 8 de julho de 2009
vídeo - DILGO KHYENTSE RINPOCHE
UM VÍDEO IMPERDÍVEL
esta é uma serie de 5 filmes.
para ver a sequencia clique:
1 - http://www.youtube.com/watch?v=6hjxHMLP6JM&feature=player_embedded
2 - http://www.youtube.com/watch?v=ggCPClcfBhY
3 - http://www.youtube.com/watch?v=cjdMnPiwAnY
terça-feira, 7 de julho de 2009
Encontro HOJE - aniversário do Rinpoche
Então... Jóias Preciosíssimas do lotus do meu coração;
3ª feira, dia 07/07/2009, no Buddha Dharma Meditation Center:
aniversário do Rinpoche dia dos protetores lua cheia
Invariavelmente temos que antecipar o nosso guru puja de 4ªf. por razões óbvias.Flores, incensos, 5 sabores, oferecimentos de tudo que se poderia desejar... nos trarão generosidade e prosperidade.
Que o nirmanakaya do nossorinpoche se satisfaça com a nossa prática e que a nossa conexão jamais se rompa.
Nos encontramos na 3ªf. às 18:00 (sem atrasos, por favor)--
Nas Três Jóias, Cris Anila Paramita
3ª feira, dia 07/07/2009, no Buddha Dharma Meditation Center:
aniversário do Rinpoche dia dos protetores lua cheia
Invariavelmente temos que antecipar o nosso guru puja de 4ªf. por razões óbvias.Flores, incensos, 5 sabores, oferecimentos de tudo que se poderia desejar... nos trarão generosidade e prosperidade.
Que o nirmanakaya do nossorinpoche se satisfaça com a nossa prática e que a nossa conexão jamais se rompa.
Nos encontramos na 3ªf. às 18:00 (sem atrasos, por favor)--
Nas Três Jóias, Cris Anila Paramita
segunda-feira, 6 de julho de 2009
KORSUM - Como é o perfeito dar - Lapidador de diamantes
Os Benefícios alcançados por esta mensagem estão dedicados:
A Lama Gangchen por seu niver 7/7, em eterna gratidão e eterno gururaiz yoga, longa vida! A Geshe Michael, guru essência do meu coração, meu mestre de vacuidade, longa vida! Ao Dalai Lama por seu niver 6/7, longa vida! Ao Dil por seu niver, 8/7 felicidades eternas A grande Lama Caroline que me iniciou, ensinou e acreditou em mim, a sua longa e feliz vida! A Geshe Thubten Tenzin, mestre e amigo incentivador, a gratidão e a yoga de gurupalmodechen. A Zjrh que me apresentou o dharma. A Dheeraj quem 1º me treinou no dharma na Osho Multiversity, in Memoriam. A Julio Pintanga meu 1º professor leigo de dharma A Geshe Tenzin Ganden, Geshe Kunchok, Veneráveis Tempa, Lobsang e Sonam e Venerável Lama Kalden, A Lama Chukyi, Lama Christie, Lama Mercy e Lama Will. A Rogério pai de meu filho, meu patrocinador e inspiração. Para eterna conexão, Evam! in memoriam. Ao Osho, Yale, Sony, Heika, Alfredo, Purno, Carlos Oscar, Mário, Isabel, Honório, Zilda, Mazinho, PaulinhoMadeira, Letícia, Dakini, Dutsi, Rolly, Renato, Luiz Augusto, Anubhavo, Niraj e Ivanuel in memoriam.
A Acely, Gerusa, Vimala a doadora, Miryiam, Cinzia, Norma, ZindaZé, João, SoniaSilvado, Godart, Fabio, Flavio, Olhoirado, Dwaro, Lourenço, Eliane, Vera, Rô, Rita Garcia, Cerly, Andreza, Dilherman, Mariaaché, Ruthsaldanha, Karin, Crisnila, Will, Lafa, Bete, Aruna, Shanta, Gi, Georgia, Nelson, Bo, Prasanna e Rogério meu filho, longa vida!. Às canções de Amaral e aos afortunados ouvintes, longa vida! Ao Bo, sua Yoga do Coração, e às aulas de meditação! Tra shi sho! Ao meu pai e sua virtude de dar exemplar, a tenacidade e beleza de minha mãe, longa vida aos dois! A todos os companheiros (as) e animais do Pax Drala, Kuru Jamtse Sa, Web e A vc que me lê. Longa Vida !
QUE TODOS PLANTEM SEMENTES MENTAIS DE PURIFICAÇÃO, VACUIDADE E LIBERDADE!
MEUS QUERIDOS AMIGOS, FUTUROS BUDAS
A pedidos de algumas pessoas que receberam os outros textos aulas, mas desejam saber mais detalhadamente como praticar as 6 Paramitas, compilei e traduzi parte de ensinamentos de Geshe Michael sobre o Lapidador de Diamantes. Ele ofereceu este preciosíssimo ensinamento em NY, Bodhigaya e na Austrália, Lama Venerável Jigme deu este ensinamento completo na Diamond Mountain e Lama Chukyi deu o gostinho dele no Rio de Janeiro e Buzios.
O que compilo e traduzo de textos e audios, é uma síntese, aliás uma pequena parte da síntese dos 4 ensinamentos divididos em dezenas de horas de áudio e centenas de páginas, pq o assunto é magnifico, porém exteeeeenso. Faço com felicidade e carinho para atender os pedidos e elucidar como todos nós podemos entender a Vacuidade para acumularmos méritos quânticos.Todo comentário meu são méritos desses mestres. Não dá para explicar bem algo sem mencionar pq tal coisa deve ser assim, perdoe o tamanho do texto, mas esta aula não poderia ser de outra maneira. Se vc quiser pode participar das aulas por skype em vez de ler ou me avisar que não quer mais receber textos aulas, sem qualquer problema mesmo.
Grata a, Acely, Will, MW, Lourenço e Bo, pelo constante apreço, feed back e incentivo que me faz escrever e escrever....e seguir escrevendo. Om Biswha Shanti Hum.
SE A VACUIDADE É VERDADE, E INDISCUTIVELMENTE O É COM INÚMERAS PROVAS, O KARMA TAMBÉM SÓ PODE SER VERDADE. PORTANTO A MORALIDADE/ÉTICA TEM QUE SER O CENTRO DE NOSSA VIDA - Je Tsong Khapa
comentário
KARMA É QUALQUER AÇÃO, BOA, NEUTRA OU MÁ. NOSSA MENTE REGISTRA COMO NUM EXCELENTE FILME, 65 IMAGENS/SEMENTES KARMICAS MENTAIS POR SEGUNDO, DESDE UM TEMPO SEM INÍCIO E INFINITAMENTE. TUDO FICA NO HD INTERNO E SAI POR CAUSAS E CONDIÇÕES APROPRIADAS. PARA TER SEMENTES/IMAGENS QUE TRABALHEM A NOSSO FAVOR....TEMOS QUE COMPREENDER QUE.... JÁ QUE O SR. KARMA PEGA E COMANDA TODOS OS LANCES INTERNOS OU EXTERNOS:
1- O KARMA DETERMINA NÃO APENAS O QUE VC PERCEBE, O QUE VC VÊ E O QUE VC SENTE, PORÉM, INCLUSIVE, AQUILO QUE VC PERCEBE, AQUILO VÊ E AQUILO QUE VC SENTE.
2- TUDO O QUE VC PERCEBE, VÊ, SENTE, EXPERIMENTA, VIVE, ESTUDA OU PRATICA DEVE ESTAR TOMADO, ENCHARCADO, EMPOSSADO POR ESTA COMPREENSÃO,
3- SÓ ASSIM VC TRAZ A PERFEIÇÃO PARA O QUE FAZ.
4- SÓ ASSIM VC COMPREENDERÁ E PRATICARÁ COM EFICÁCIA AS 6 PARAMITAS
5- MAS SÓ ATRAVÉS DA PRÁTICA DO KOR SUM VC COMPLETA BEM A 1ª PARAMITA DO DAR,
QUE LEVARÁ AS OUTRAS 5 PARAMITAS, QUE LEVARÃO À DIRETA PERCEPÇÃO DA VACUIDADE, QUE LEVARÁ AOS 10 NÍVEIS DE UM BODHISATTVA, QUE LEVARÃO A SE TORNAR UM BUDA COMPLETO.
6- PARA REALIZAR BEM O KORSUM VC PRECISA APRENDER COMO SE PROCESSA CHI JEDRAK.
A VACUIDADE DAS 3 ESFERAS - KOR SUM
KOR SUM = É A VACUIDADE DAS 3 (4) DIFERENTES PARTES DA AÇÃO. UM ESTADO MENTAL QUE SE CHEGA DEPOIS DE SE PRATICAR PERFEITAMENTE O DAR - NAS 4 FORMAS DE GENEROSIDADE. É UM ESTADO MENTAL RAIZ QUE NOS LEVA A PRATICAR AS 6 PARAMITAS E TODAS AS ATIVIDADES COM A PERFEIÇÃO DA SABEDORIA. PARAMITA É AQUILO QUE NOS TIRA DE TODO SOFRIMENTO E EVENTUALMENTE DA MORTE.
O TEMPO É VAZIO DE AUTONATUREZA. NÓS ROTULAMOS SUAS PARTES EM PASSADO, PRESENTE E FUTURO E ASSIM PROJETAMOS SUA NATUREZA. O TEMPO SÓ FUNCIONA PQ É "VAZIO".
SÃO SEUS BAKCHAKS (SEMENTES OU REGISTROS MENTAIS) QUE CAUSAM VC RECONHECER E DENOMINAR OBJETOS OU SUJEITOS, TEMPO E EVENTOS DE CERTO MODO. É VÁLIDO E RACIONAL QUE VC CONCEITUE ISTO OU AQUILO COMO VC FAZ, PORÉM, VC PRECISA SABER QUE ISTO SE DÁ APENAS BASEADO NO QUE VC JÁ REGISTROU NO SEU GLOSSÁRIO INTERNO, MAS, PRINCIPALMENTE, ENTRA E SAI DESTE GLOSSÁRIO, POR CAUSA DAS SUAS PROPENSÕES KÁRMICAS.
CHI JEDRAK - COMO RECONHECER SEU MUNDO - 4 FORMAS DE PERCEBER AS IMAGENS MENTAIS
O QUE VC PRECISA REQUALIFICAR E MANTER PROFUNDAMENTE É O COMO VC SABE SOBRE A QUALIDADE(chi) E A CARACTERÍSTICA (jedrak) DE QUALQUER OBJETO OU SUJEITO. VC DEVE SE PERGUNTAR - COMO SEI QUE ISTO É TAL OBJETO? ONDE ESTÁ ESTE OBJETO? DE ONDE ELE VEIO? DAÍ VC PRECISA INTROJETAR QUE NADA EXISTE OU SURGE DO LADO DE FORA DE NOSSA MENTE POR MAIS LOUCO QUE POSSA PARECER.., OBJETOS OU SUJEITOS SÃO APENAS NOSSAS PROJEÇÕES QUE SE MANIFESTAM EM BANCO DE DADOS, NOS QUAIS IMPOMOS AS IMAGENS MENTAIS (BAKCHAKS) ACUMULADAS EM NOSSO CONTÍNUO MENTAL.
TSOK CHI = qualidade = o objeto ou sujeito completos, o qual é uma coleção de partes, ex no corpo = cabeça, tronco, membros, sangue, ossos, nervos, músculos, etc.... Vemos as partes e as reunimos num todo conceitual idealizado
RIK CHI = tipo de qualidade = oposto do acima, esta qualidade é decompor o todo até chegar nos conceitos e idéias. Toma o universo e o divide em categorias, grupos e conceitos para entendê-los.
rik chi = ex: carro, jedrak = ex: chevrolet, todo carro é um carro, mas nem todo carro é chevrolet. Mas o que faz vc realizar que um carro é um carro? Quando vc olha para uma pessoa o que faz vc reconhê-la como pessoa? Acontece instintivamente, certo? Mas como isso é feito? Como vc cria esss categorias? Vc é forçado por seu karma a ver as coisas de certa maneira - categoria, grupo, padrão, etc. Mas então como isto ocorre? Só compreendendo COMO isto acontece. - COMO sua mente cria as categorias, grupos, etc. E isto o leva um dia a perceber diretamente a vacuidade. ANALISAR E ENTENDER O COMO VC IMPUTA, PROJETA SUAS IMAGENS MENTAIS SOBRE BANCOS DE DADOS EXTERNOS É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PRA VC VER A VACUIDADE DIRETAMENTE - É O TREINO!
DUN CHI = DUM É O OBJETO, CHI É A IMAGEM MENTAL. Este CHI se refere a imagem mental ou idealização que aparece em sua mente quando alguém nomeia algo que vc ve com seus olhos ou apreende com sua lógica. ex, Tashi (o cão) e vc tem a imagem dele na mente. Neste momento vc está recriando o que na verdade vê com os olhos ou apreende com a lógica.
DRA CHI = DRA= PALAVRA, CHI = IMAGEM - Mentalmente criar aquilo que vc não viu. Ex, Torre Eiffel, vc forma a imagem na mente mesmo que vc nunca a tenha visto de perto.
SUA MENTE IMAGINA E CRIA COISAS DESTES 4 MODOS DESCRITOS, E DEPOIS ENTÃO, VC ACREDITA QUE ESTAS IMAGENS MENTAIS EXISTEM POR ELAS MESMAS, COMO SE EXISTISSEM DO LADO DE FORA, COMO TIVESSEM EXISTÈNCIA PRÓPRIA.
SE VC RENUNCIAR A FORMA COMO VC SEMPRE PENSOU QUE O MUNDO FUNCIONAVA MAS NÃO FUNCIONA (perdão não agradar) e acumular muita bondade tratando todos os seres bem, vc será capaz de realizar o jogo oculto do funcionamento do mundo E DA SUA MENTE, com suas carcterísticas e qualidades (chi e jedrak), Então, pode ocorrer que certo dia vc esteja na cozinha... de repente vc olha para a chaleira sobre o fogão e não há nenhuma chaleira lá. Porque sua mente o tempo todos apenas pegava a cor prateada, a redondez, a alça preta, reúnia essas partes, idealizava, projetava, em algo chamado chaleira em sua mente ...
tam tam tam tam.... vc descobre diretamente a originação dependente! é dito que mais uns minutos e vc vê a vacuidade diretamente!
Todo o processo é que: equivocadamente vc pensa e assume que há uma chaleira que existe por si mesma em cima do fogão e passa a interagir com a chaleira desta forma. Tudo o que vc sempre viu foi apenas esta imagem mental. Mas vc continuamente equivoca uma imagem mental por algo que existe por si só fora da sua mente, como a chaleira sobre o fogão. Vc nunca percebe a chaleira como um todo, como uma chaleira perfeita, porém, apenas algumas dicas, certas partes. Seus olhos só podem ver cores e formas, os olhos só possuem esta habilidade, então, por isso, vc só percebe alguns lances, e a imagem mental ou DUN CHI. Depois, como vc vai perceber e interpretar os lances vai depender do seu karma.
Mas atenção", as imagens mentais funcionam.... fervem água, queimam vc e preparam cafés ou chás deliciosos. O cachorro, Tashi ou outro.... são apenas seu DUN CHI, mas esta imagem mental faz xixi no seu sapato... morde seu dedo....
Precisamos compreender que este é o funcionamento do mundo, da nossa mente e de todas as coisas. Isso pode ser mais facilmente compreendido em meditação, em concentração unifocada, a 5ª Paramita, Mas, é assim como foi descrito acima que devemos fazer com os objetos ou sujeitos escolhidos para nossa meditação. Meditar desta forma é o atalho eficaz para se ver diretamente a vacuidade. Dizem que 20 mil horas de meditação na dependência do karma de cada um.....mas isso não é nada comparado a infinidade de trilhões de vidas passadas sem saber como. Dá tempo gente!
KOR SUM
Sabemos que há 10 Bhumis ou níveis no caminho do bodhisattva até ser um Buda completo, o 1º Bhumi é chamado nível da Perfeição do Dar, a genrosidade completamente perfeita. Este nível começa exatamente quando se percebe a vacuidade diretamente, e os outros 9 Bhumis levam de 1 até no máximo 7 vidas para ser completados. Para ter a Perfeição do Dar é preciso saber Kor sum, que em alguns textos são 4 esferas, 4 partes: certos comentários falam do Próprio Ato de Dar e outros falam do Objeto que foi dado.
Portanto para meditamos bem ou estudar bem temos que compreender e praticar KORSUM corretamente. Receita passo a passo:
1- SBYIN BYED = A VACUIDADE DE QUEM DOA (que é chamado JIN PA PO) Na verdade a pessoa que está praticando a Perfeição do Dar, ela nela mesma é vazia de qualquer auto-existência.Isto é, Vc só existe do modo como vc está existindo na presente situação, apenas através das percepções das ações do seu karma passado que são forçadas sobre vc. Este princípio significa que o CONTÌNUO DAR DESTE MODO pode ajudá-lo (a) a se perceber mais tarde como um ser iluminado .
2- SBYIN YUL = A VACUIDADE DA PESSOA QUE RECEBE a oferta. Na verdade tal pessoa também é vazia de qualquer auto-éxistência. Isto é, a pessoa para a qual vc está DANDO só existe na presente situação através das percepções das ações do SEU karma passado que é forçado sobre VC naquele momento. Este princípio o (a) ajudará mais tarde a perceber tais pessoas como seres elevados no seu futuro paraíso de Buda.
3- SBYIN PA = A VACUIDADE DO COMPLETO ATO DE DAR. Na verdade toda esta situação em que VC DÁ ALGUMA COISA, também é vazia de auto-existência. Isto é, esta situação como um todo somente existe porque suas ações passadas forçam Vc A SE PERCEBER DOANDO. .Este princípio vai ajudá-lo (a) mais tarde a se perceber nas atividades perfeitas e espontaneas de um ser iluminado.
4- SBYIN BYA = A VACUIDADE DA OFERTA (OBJETO OFERTADO) Na verdade o OBJETO QUE VC DÁ só existe através das percepções forçadas em Vc pelas suas ações passadas.Este princípio vai lhe ajudar mais tarde a perceber objetos perfeitos no seu paraíso de Buda."-
O Buddha demonstra as 4 Esferas e Chi Jedrak quando fala para Subhuti:
- E eu digo, Ó Subhuti, que um bodhisattva somente realiza o ato de dar sem se *aderir ao que deu. Eles realizam o ato de dar sem se aderir em quaisquer objetos absolutamente. Eles realizam o ato de dar sem se aderir às coisas que tu enxergas. Eles realizam o ato de dar sem se aderir aos sons, aos aromas, ou aos sabores, ou nas coisas que tu tocas, ou nos objetos do pensamento.- Ó Subhuti, os bodhisattvas realizam o ato de dar sem conceber de modo algum, qualquer coisa como *provida de sinais. É desta maneira que dão.
ESSES 4 TIPOS DE VACUIDADES NA VERDADE DEMONSTRAM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO NÃO SÃO NÃO-ORIGINADOS DEPENDENTEMENTE. OS TIBETANOS APLICAM A DUPLA NEGATIVIDADE PROPOSITALMENTE. Isto é, se vc disser que as coisas não surgem dependentemente por si mesmas, mas sim, baseadas na sua projeção que é forçada em vc por suas ações passadas de corpo, mente e fala - daí então vc tem o GAKJA = a ausência de algo que não poderia vir de outro lugar, porém apenas de suas projeções. Temos que nos treinar nisto. Vamos usar como exemplo uma nota de 10 reais:
a vacuidade do dinheiro é que vc não pode simplesmente entrar numa loja nos USA e gastá-lo. Não significa dinheiro nos USA. Lá é apens um pedaço de papel. Esta é a vacuidade de ser dinheiro, depende da mente que o reconheça como dinheiro. Troque de moeda e pense numa nota de dolar, de euro, de peso, etc fora do país de origem, em diferentes lugares do mundo e não apenas nas grandes cidades...
Quando vc realiza um ato de dar $, a motivação principal não é ajudar a outra pessoa, por quê? Porque o $ pode as vezes causar a tal pessoa grande sofrimento, concorda? Será então a perfeição do dar, doar a "Y" pessoa muitíssimo $$$$? Mas, então, como seria se esse $$$$$ tornasse esta pessoa um miserável? O que frequentemente acorre... Será que foi uma falha sua? Não, porque seu pensamento estava em Korsum quando doou a quantia. Eu estou dando este $$$$$ para esta pessoa que é vazia de auto-existência, o $$$$$ é vazio de auto-existência, e toda a situação também.
Toda vez que vc for pagar, dar, emprestar, ou for generoso de alguma maneira, vc deve ter a mente em Korsum, por favor! Dentro da sua mente vc tem que pensar: Estou dando isto para que eu possa me iluminar, para que eu alcance o paraíso de Buda ou de Jesus ou de Alá, e por causa disso eu estou mostrando e ensinando como se é generoso com sabedoria, Sim, exatamente assim vc deve fazer, porque desta forma o sucesso da sua generosidade não irá depender se o que vc deu foi bom, ruim ou útil para tal pessoa, se o dinheiro que vc doou não terminou trazendo vantagens ou problemas. Com a mente em korsum, caso a doação traga problemas vc não está envolvido na falha. Sua motivação e sua meta são preservadas. Então vc será forçado (a) mais tarde a perceber algo muito bonito, muito precioso.
Portanto a motivação é muito importante. Claro que vc quer se perceber ajudando às pessoas, mas então de que maneira vc precisa plantar suas sementes mentais para isso? Motivação é tudo!
Vcs se lembram do episódio das sandálias na cabeça da estátua de Buda? Um camponês simplório passou pela estátua e chovia muito, - ah... meu mestre vc não pode ficar pegando tanta chuva na cabeça,... na falta de outra coisa, tirou as sandálias e cobriu a cabeça da estátua, seguindo descalço mas feliz para casa. Um monge passa por ali logo depois e se sente ultrajado como alguém pode cobrir desrespeitosamente a cabeça de Buda com sandálias! Joga longe as velhas sandálias e vai para o monastério sentindo que fez uma boa ação, afinal sapatos não podem cobrir a cabeça de ninguem quanto mais a do Buda...
Ambos acumularam virtudes com ações completamente opostas por causa da motivação pura de cada um deles.
6 PARAMITAS
1 - A PERFEIÇÃO DO DAR
4 tipos de generosidade - dar coisas materiais, libertar do medo, amor e dar o dharma. Especificada acima no texto.
2- A PERFEIÇÃO DA ÉTICA
não causar qualquer mal ou dano a vc e a todos os seres (animais incluídos). Ética é não causar infelicidade ou mal estar para se sentir feliz. Não ficar com nada que não tenha sido dado a vc. Fazer coisas virtuosas todos os dias porque. Virtude leva à concentração.
3- A PERFEIÇÃO DA PACIÊNCIA
"Sentir raiva dos seres é como se ressentir do fogo por ser de sua natureza queimar" - shantideva.
paciência é a arte de manter a leveza para não sentir e não reagir com raiva mesmo quando a situação parece nos obrigar a isso. Mesmo quando pareça certo, é justamente o que não podemos sentir e demonstrar, temos que pelo menos nos lembrar disto. A física demonstra que 2 objetos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, da mesma forma, aflição mental X vacuidade se excluem mutuamente, porque não cabem na mesma mente ao mesmo tempo. Portanto, ter raiva de alguém X o mundo vem de nós se excluem também - a pessoa que nas dá raiva é apenas o resultado de nosso comportamento anterior manifestado num banco de dados chamado pessoa apenas por nossa projeção sendo forçada em nós naquele dito momento - por isso, não vem do lado da pessoa - ter esta percepção é permitir que a sabedoria exclua a raiva.
perder a paciência é perder a compaixão e perder a compaixão é perder o jogo porque o samsara é mantido pelas reações. Quando vc reage igual ou mais que o outro vc o força a criar mais karma, as projeções passadas dele amadurecerem obrigando-o a permancer mais tempo no samsara.... e vc caso se lembre no momento, se perceberá criando mais karma por ter reagido plantando sementes para que outras pessoas o irritem depois. A melhor maneira de se livrar de pessoas agressivas é tratá-las muito bem, Por quê? Porque estas pessoas não estão do lado de fora, são aspectos da nossa mente..
4- A PERFEIÇÃO DO VIGOR ENTUSIÁSTICO = REGOZIJO
é a alegria em se fazer o bem, o regozijo pelo que vc e o outro conquistou o tempo todo - como prática diária.
Normalmente é traduzida como esforço, mas o esforço é apenas um entusiástico vigor pelo outro. Regozijar por aquele que tem exatamente o que vc gostaria de ter.
5- A PERFEIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO
apertando o parafuso da atenção focada na meditação que é se sentar, se aparafusar na almofada e meditar sobre um único objeto com a análise da vacuidade, pelo menos por 1 hora ao dia, mas começando com 5m. Só assim podemos ter a PDV = percepção direta da vacuidade. Acumular virtudes, mérito, escolhendo ser bom e compassivo principalmente nos momentos mais dificeis. A hora da meditação que deve ser a mesma todos os dias é sagrada e insubstituível, Não trocar a meditação por qualquer distração ou deveres do samsara. "Em seu último ensinamento, Milarepa disse a Gampopa, "Você recebeu a transmissão inteira, dei todos os ensinamentos a você, como se eu tivesse derramado água de um vaso para outro. Só há uma instrução essencial que não dei a você. Ela é muito secreta." Milarepa levantou seu manto, mostrando suas nádegas a Gampopa e perguntando, "Você vê?".Gampopa respondeu, "Anhan... sim, sim"."Você realmente vê?".Gampopa não estava certo do que deveria ver. Milarepa tinha calos em suas nádegas; pareciam como se fossem metade de carne e metade de pedra."Veja, é assim que alcancei a iluminação: sentando e meditando. Se você quiser alcançá-la nesta vida, faça o mesmo esforço. Esse é o meu ensinamento final. Nada mais a acrescentar."
6- PERFEIÇÃO DA SABEDORIA
compreender a originação dependente entendendo intelectualmente a vacuidade e aplicando-a nas outras 5 paramitas para chegar a percepção direta. Porque compreendemos de onde vem o mundo e de onde não vem, queremos praticar todas as paramitas com perfeição. Não há perfeição da sabedoria sem a meditação de 1 hora diária pelo menos, retiros de meditação(60 dias ao ano no mínimo divididos em etapas de 7 a 10 dias ou mais), devemos estudar intensamente a vacuidade, servir aos lamas, aos centros de dharma, aos professores e todos os seres, principalmente os difíceis. Temos que estar a serviço, criando calos de bondade, calos de estudos, calos de meditação e calos de sabedoria, caso nossa meta seja o paraíso.
Acho que é, certo?
QUE TUDO SEJA DE BENEFÍCIO PARA TODOS
Dechen Ivy Francis AshuKechara Guest House
Centro de Estudos do Dharma Alto KuruBúzios
A Lama Gangchen por seu niver 7/7, em eterna gratidão e eterno gururaiz yoga, longa vida! A Geshe Michael, guru essência do meu coração, meu mestre de vacuidade, longa vida! Ao Dalai Lama por seu niver 6/7, longa vida! Ao Dil por seu niver, 8/7 felicidades eternas A grande Lama Caroline que me iniciou, ensinou e acreditou em mim, a sua longa e feliz vida! A Geshe Thubten Tenzin, mestre e amigo incentivador, a gratidão e a yoga de gurupalmodechen. A Zjrh que me apresentou o dharma. A Dheeraj quem 1º me treinou no dharma na Osho Multiversity, in Memoriam. A Julio Pintanga meu 1º professor leigo de dharma A Geshe Tenzin Ganden, Geshe Kunchok, Veneráveis Tempa, Lobsang e Sonam e Venerável Lama Kalden, A Lama Chukyi, Lama Christie, Lama Mercy e Lama Will. A Rogério pai de meu filho, meu patrocinador e inspiração. Para eterna conexão, Evam! in memoriam. Ao Osho, Yale, Sony, Heika, Alfredo, Purno, Carlos Oscar, Mário, Isabel, Honório, Zilda, Mazinho, PaulinhoMadeira, Letícia, Dakini, Dutsi, Rolly, Renato, Luiz Augusto, Anubhavo, Niraj e Ivanuel in memoriam.
A Acely, Gerusa, Vimala a doadora, Miryiam, Cinzia, Norma, ZindaZé, João, SoniaSilvado, Godart, Fabio, Flavio, Olhoirado, Dwaro, Lourenço, Eliane, Vera, Rô, Rita Garcia, Cerly, Andreza, Dilherman, Mariaaché, Ruthsaldanha, Karin, Crisnila, Will, Lafa, Bete, Aruna, Shanta, Gi, Georgia, Nelson, Bo, Prasanna e Rogério meu filho, longa vida!. Às canções de Amaral e aos afortunados ouvintes, longa vida! Ao Bo, sua Yoga do Coração, e às aulas de meditação! Tra shi sho! Ao meu pai e sua virtude de dar exemplar, a tenacidade e beleza de minha mãe, longa vida aos dois! A todos os companheiros (as) e animais do Pax Drala, Kuru Jamtse Sa, Web e A vc que me lê. Longa Vida !
QUE TODOS PLANTEM SEMENTES MENTAIS DE PURIFICAÇÃO, VACUIDADE E LIBERDADE!
MEUS QUERIDOS AMIGOS, FUTUROS BUDAS
A pedidos de algumas pessoas que receberam os outros textos aulas, mas desejam saber mais detalhadamente como praticar as 6 Paramitas, compilei e traduzi parte de ensinamentos de Geshe Michael sobre o Lapidador de Diamantes. Ele ofereceu este preciosíssimo ensinamento em NY, Bodhigaya e na Austrália, Lama Venerável Jigme deu este ensinamento completo na Diamond Mountain e Lama Chukyi deu o gostinho dele no Rio de Janeiro e Buzios.
O que compilo e traduzo de textos e audios, é uma síntese, aliás uma pequena parte da síntese dos 4 ensinamentos divididos em dezenas de horas de áudio e centenas de páginas, pq o assunto é magnifico, porém exteeeeenso. Faço com felicidade e carinho para atender os pedidos e elucidar como todos nós podemos entender a Vacuidade para acumularmos méritos quânticos.Todo comentário meu são méritos desses mestres. Não dá para explicar bem algo sem mencionar pq tal coisa deve ser assim, perdoe o tamanho do texto, mas esta aula não poderia ser de outra maneira. Se vc quiser pode participar das aulas por skype em vez de ler ou me avisar que não quer mais receber textos aulas, sem qualquer problema mesmo.
Grata a, Acely, Will, MW, Lourenço e Bo, pelo constante apreço, feed back e incentivo que me faz escrever e escrever....e seguir escrevendo. Om Biswha Shanti Hum.
SE A VACUIDADE É VERDADE, E INDISCUTIVELMENTE O É COM INÚMERAS PROVAS, O KARMA TAMBÉM SÓ PODE SER VERDADE. PORTANTO A MORALIDADE/ÉTICA TEM QUE SER O CENTRO DE NOSSA VIDA - Je Tsong Khapa
comentário
KARMA É QUALQUER AÇÃO, BOA, NEUTRA OU MÁ. NOSSA MENTE REGISTRA COMO NUM EXCELENTE FILME, 65 IMAGENS/SEMENTES KARMICAS MENTAIS POR SEGUNDO, DESDE UM TEMPO SEM INÍCIO E INFINITAMENTE. TUDO FICA NO HD INTERNO E SAI POR CAUSAS E CONDIÇÕES APROPRIADAS. PARA TER SEMENTES/IMAGENS QUE TRABALHEM A NOSSO FAVOR....TEMOS QUE COMPREENDER QUE.... JÁ QUE O SR. KARMA PEGA E COMANDA TODOS OS LANCES INTERNOS OU EXTERNOS:
1- O KARMA DETERMINA NÃO APENAS O QUE VC PERCEBE, O QUE VC VÊ E O QUE VC SENTE, PORÉM, INCLUSIVE, AQUILO QUE VC PERCEBE, AQUILO VÊ E AQUILO QUE VC SENTE.
2- TUDO O QUE VC PERCEBE, VÊ, SENTE, EXPERIMENTA, VIVE, ESTUDA OU PRATICA DEVE ESTAR TOMADO, ENCHARCADO, EMPOSSADO POR ESTA COMPREENSÃO,
3- SÓ ASSIM VC TRAZ A PERFEIÇÃO PARA O QUE FAZ.
4- SÓ ASSIM VC COMPREENDERÁ E PRATICARÁ COM EFICÁCIA AS 6 PARAMITAS
5- MAS SÓ ATRAVÉS DA PRÁTICA DO KOR SUM VC COMPLETA BEM A 1ª PARAMITA DO DAR,
QUE LEVARÁ AS OUTRAS 5 PARAMITAS, QUE LEVARÃO À DIRETA PERCEPÇÃO DA VACUIDADE, QUE LEVARÁ AOS 10 NÍVEIS DE UM BODHISATTVA, QUE LEVARÃO A SE TORNAR UM BUDA COMPLETO.
6- PARA REALIZAR BEM O KORSUM VC PRECISA APRENDER COMO SE PROCESSA CHI JEDRAK.
A VACUIDADE DAS 3 ESFERAS - KOR SUM
KOR SUM = É A VACUIDADE DAS 3 (4) DIFERENTES PARTES DA AÇÃO. UM ESTADO MENTAL QUE SE CHEGA DEPOIS DE SE PRATICAR PERFEITAMENTE O DAR - NAS 4 FORMAS DE GENEROSIDADE. É UM ESTADO MENTAL RAIZ QUE NOS LEVA A PRATICAR AS 6 PARAMITAS E TODAS AS ATIVIDADES COM A PERFEIÇÃO DA SABEDORIA. PARAMITA É AQUILO QUE NOS TIRA DE TODO SOFRIMENTO E EVENTUALMENTE DA MORTE.
O TEMPO É VAZIO DE AUTONATUREZA. NÓS ROTULAMOS SUAS PARTES EM PASSADO, PRESENTE E FUTURO E ASSIM PROJETAMOS SUA NATUREZA. O TEMPO SÓ FUNCIONA PQ É "VAZIO".
SÃO SEUS BAKCHAKS (SEMENTES OU REGISTROS MENTAIS) QUE CAUSAM VC RECONHECER E DENOMINAR OBJETOS OU SUJEITOS, TEMPO E EVENTOS DE CERTO MODO. É VÁLIDO E RACIONAL QUE VC CONCEITUE ISTO OU AQUILO COMO VC FAZ, PORÉM, VC PRECISA SABER QUE ISTO SE DÁ APENAS BASEADO NO QUE VC JÁ REGISTROU NO SEU GLOSSÁRIO INTERNO, MAS, PRINCIPALMENTE, ENTRA E SAI DESTE GLOSSÁRIO, POR CAUSA DAS SUAS PROPENSÕES KÁRMICAS.
CHI JEDRAK - COMO RECONHECER SEU MUNDO - 4 FORMAS DE PERCEBER AS IMAGENS MENTAIS
O QUE VC PRECISA REQUALIFICAR E MANTER PROFUNDAMENTE É O COMO VC SABE SOBRE A QUALIDADE(chi) E A CARACTERÍSTICA (jedrak) DE QUALQUER OBJETO OU SUJEITO. VC DEVE SE PERGUNTAR - COMO SEI QUE ISTO É TAL OBJETO? ONDE ESTÁ ESTE OBJETO? DE ONDE ELE VEIO? DAÍ VC PRECISA INTROJETAR QUE NADA EXISTE OU SURGE DO LADO DE FORA DE NOSSA MENTE POR MAIS LOUCO QUE POSSA PARECER.., OBJETOS OU SUJEITOS SÃO APENAS NOSSAS PROJEÇÕES QUE SE MANIFESTAM EM BANCO DE DADOS, NOS QUAIS IMPOMOS AS IMAGENS MENTAIS (BAKCHAKS) ACUMULADAS EM NOSSO CONTÍNUO MENTAL.
TSOK CHI = qualidade = o objeto ou sujeito completos, o qual é uma coleção de partes, ex no corpo = cabeça, tronco, membros, sangue, ossos, nervos, músculos, etc.... Vemos as partes e as reunimos num todo conceitual idealizado
RIK CHI = tipo de qualidade = oposto do acima, esta qualidade é decompor o todo até chegar nos conceitos e idéias. Toma o universo e o divide em categorias, grupos e conceitos para entendê-los.
rik chi = ex: carro, jedrak = ex: chevrolet, todo carro é um carro, mas nem todo carro é chevrolet. Mas o que faz vc realizar que um carro é um carro? Quando vc olha para uma pessoa o que faz vc reconhê-la como pessoa? Acontece instintivamente, certo? Mas como isso é feito? Como vc cria esss categorias? Vc é forçado por seu karma a ver as coisas de certa maneira - categoria, grupo, padrão, etc. Mas então como isto ocorre? Só compreendendo COMO isto acontece. - COMO sua mente cria as categorias, grupos, etc. E isto o leva um dia a perceber diretamente a vacuidade. ANALISAR E ENTENDER O COMO VC IMPUTA, PROJETA SUAS IMAGENS MENTAIS SOBRE BANCOS DE DADOS EXTERNOS É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PRA VC VER A VACUIDADE DIRETAMENTE - É O TREINO!
DUN CHI = DUM É O OBJETO, CHI É A IMAGEM MENTAL. Este CHI se refere a imagem mental ou idealização que aparece em sua mente quando alguém nomeia algo que vc ve com seus olhos ou apreende com sua lógica. ex, Tashi (o cão) e vc tem a imagem dele na mente. Neste momento vc está recriando o que na verdade vê com os olhos ou apreende com a lógica.
DRA CHI = DRA= PALAVRA, CHI = IMAGEM - Mentalmente criar aquilo que vc não viu. Ex, Torre Eiffel, vc forma a imagem na mente mesmo que vc nunca a tenha visto de perto.
SUA MENTE IMAGINA E CRIA COISAS DESTES 4 MODOS DESCRITOS, E DEPOIS ENTÃO, VC ACREDITA QUE ESTAS IMAGENS MENTAIS EXISTEM POR ELAS MESMAS, COMO SE EXISTISSEM DO LADO DE FORA, COMO TIVESSEM EXISTÈNCIA PRÓPRIA.
SE VC RENUNCIAR A FORMA COMO VC SEMPRE PENSOU QUE O MUNDO FUNCIONAVA MAS NÃO FUNCIONA (perdão não agradar) e acumular muita bondade tratando todos os seres bem, vc será capaz de realizar o jogo oculto do funcionamento do mundo E DA SUA MENTE, com suas carcterísticas e qualidades (chi e jedrak), Então, pode ocorrer que certo dia vc esteja na cozinha... de repente vc olha para a chaleira sobre o fogão e não há nenhuma chaleira lá. Porque sua mente o tempo todos apenas pegava a cor prateada, a redondez, a alça preta, reúnia essas partes, idealizava, projetava, em algo chamado chaleira em sua mente ...
tam tam tam tam.... vc descobre diretamente a originação dependente! é dito que mais uns minutos e vc vê a vacuidade diretamente!
Todo o processo é que: equivocadamente vc pensa e assume que há uma chaleira que existe por si mesma em cima do fogão e passa a interagir com a chaleira desta forma. Tudo o que vc sempre viu foi apenas esta imagem mental. Mas vc continuamente equivoca uma imagem mental por algo que existe por si só fora da sua mente, como a chaleira sobre o fogão. Vc nunca percebe a chaleira como um todo, como uma chaleira perfeita, porém, apenas algumas dicas, certas partes. Seus olhos só podem ver cores e formas, os olhos só possuem esta habilidade, então, por isso, vc só percebe alguns lances, e a imagem mental ou DUN CHI. Depois, como vc vai perceber e interpretar os lances vai depender do seu karma.
Mas atenção", as imagens mentais funcionam.... fervem água, queimam vc e preparam cafés ou chás deliciosos. O cachorro, Tashi ou outro.... são apenas seu DUN CHI, mas esta imagem mental faz xixi no seu sapato... morde seu dedo....
Precisamos compreender que este é o funcionamento do mundo, da nossa mente e de todas as coisas. Isso pode ser mais facilmente compreendido em meditação, em concentração unifocada, a 5ª Paramita, Mas, é assim como foi descrito acima que devemos fazer com os objetos ou sujeitos escolhidos para nossa meditação. Meditar desta forma é o atalho eficaz para se ver diretamente a vacuidade. Dizem que 20 mil horas de meditação na dependência do karma de cada um.....mas isso não é nada comparado a infinidade de trilhões de vidas passadas sem saber como. Dá tempo gente!
KOR SUM
Sabemos que há 10 Bhumis ou níveis no caminho do bodhisattva até ser um Buda completo, o 1º Bhumi é chamado nível da Perfeição do Dar, a genrosidade completamente perfeita. Este nível começa exatamente quando se percebe a vacuidade diretamente, e os outros 9 Bhumis levam de 1 até no máximo 7 vidas para ser completados. Para ter a Perfeição do Dar é preciso saber Kor sum, que em alguns textos são 4 esferas, 4 partes: certos comentários falam do Próprio Ato de Dar e outros falam do Objeto que foi dado.
Portanto para meditamos bem ou estudar bem temos que compreender e praticar KORSUM corretamente. Receita passo a passo:
1- SBYIN BYED = A VACUIDADE DE QUEM DOA (que é chamado JIN PA PO) Na verdade a pessoa que está praticando a Perfeição do Dar, ela nela mesma é vazia de qualquer auto-existência.Isto é, Vc só existe do modo como vc está existindo na presente situação, apenas através das percepções das ações do seu karma passado que são forçadas sobre vc. Este princípio significa que o CONTÌNUO DAR DESTE MODO pode ajudá-lo (a) a se perceber mais tarde como um ser iluminado .
2- SBYIN YUL = A VACUIDADE DA PESSOA QUE RECEBE a oferta. Na verdade tal pessoa também é vazia de qualquer auto-éxistência. Isto é, a pessoa para a qual vc está DANDO só existe na presente situação através das percepções das ações do SEU karma passado que é forçado sobre VC naquele momento. Este princípio o (a) ajudará mais tarde a perceber tais pessoas como seres elevados no seu futuro paraíso de Buda.
3- SBYIN PA = A VACUIDADE DO COMPLETO ATO DE DAR. Na verdade toda esta situação em que VC DÁ ALGUMA COISA, também é vazia de auto-existência. Isto é, esta situação como um todo somente existe porque suas ações passadas forçam Vc A SE PERCEBER DOANDO. .Este princípio vai ajudá-lo (a) mais tarde a se perceber nas atividades perfeitas e espontaneas de um ser iluminado.
4- SBYIN BYA = A VACUIDADE DA OFERTA (OBJETO OFERTADO) Na verdade o OBJETO QUE VC DÁ só existe através das percepções forçadas em Vc pelas suas ações passadas.Este princípio vai lhe ajudar mais tarde a perceber objetos perfeitos no seu paraíso de Buda."-
O Buddha demonstra as 4 Esferas e Chi Jedrak quando fala para Subhuti:
- E eu digo, Ó Subhuti, que um bodhisattva somente realiza o ato de dar sem se *aderir ao que deu. Eles realizam o ato de dar sem se aderir em quaisquer objetos absolutamente. Eles realizam o ato de dar sem se aderir às coisas que tu enxergas. Eles realizam o ato de dar sem se aderir aos sons, aos aromas, ou aos sabores, ou nas coisas que tu tocas, ou nos objetos do pensamento.- Ó Subhuti, os bodhisattvas realizam o ato de dar sem conceber de modo algum, qualquer coisa como *provida de sinais. É desta maneira que dão.
ESSES 4 TIPOS DE VACUIDADES NA VERDADE DEMONSTRAM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO NÃO SÃO NÃO-ORIGINADOS DEPENDENTEMENTE. OS TIBETANOS APLICAM A DUPLA NEGATIVIDADE PROPOSITALMENTE. Isto é, se vc disser que as coisas não surgem dependentemente por si mesmas, mas sim, baseadas na sua projeção que é forçada em vc por suas ações passadas de corpo, mente e fala - daí então vc tem o GAKJA = a ausência de algo que não poderia vir de outro lugar, porém apenas de suas projeções. Temos que nos treinar nisto. Vamos usar como exemplo uma nota de 10 reais:
a vacuidade do dinheiro é que vc não pode simplesmente entrar numa loja nos USA e gastá-lo. Não significa dinheiro nos USA. Lá é apens um pedaço de papel. Esta é a vacuidade de ser dinheiro, depende da mente que o reconheça como dinheiro. Troque de moeda e pense numa nota de dolar, de euro, de peso, etc fora do país de origem, em diferentes lugares do mundo e não apenas nas grandes cidades...
Quando vc realiza um ato de dar $, a motivação principal não é ajudar a outra pessoa, por quê? Porque o $ pode as vezes causar a tal pessoa grande sofrimento, concorda? Será então a perfeição do dar, doar a "Y" pessoa muitíssimo $$$$? Mas, então, como seria se esse $$$$$ tornasse esta pessoa um miserável? O que frequentemente acorre... Será que foi uma falha sua? Não, porque seu pensamento estava em Korsum quando doou a quantia. Eu estou dando este $$$$$ para esta pessoa que é vazia de auto-existência, o $$$$$ é vazio de auto-existência, e toda a situação também.
Toda vez que vc for pagar, dar, emprestar, ou for generoso de alguma maneira, vc deve ter a mente em Korsum, por favor! Dentro da sua mente vc tem que pensar: Estou dando isto para que eu possa me iluminar, para que eu alcance o paraíso de Buda ou de Jesus ou de Alá, e por causa disso eu estou mostrando e ensinando como se é generoso com sabedoria, Sim, exatamente assim vc deve fazer, porque desta forma o sucesso da sua generosidade não irá depender se o que vc deu foi bom, ruim ou útil para tal pessoa, se o dinheiro que vc doou não terminou trazendo vantagens ou problemas. Com a mente em korsum, caso a doação traga problemas vc não está envolvido na falha. Sua motivação e sua meta são preservadas. Então vc será forçado (a) mais tarde a perceber algo muito bonito, muito precioso.
Portanto a motivação é muito importante. Claro que vc quer se perceber ajudando às pessoas, mas então de que maneira vc precisa plantar suas sementes mentais para isso? Motivação é tudo!
Vcs se lembram do episódio das sandálias na cabeça da estátua de Buda? Um camponês simplório passou pela estátua e chovia muito, - ah... meu mestre vc não pode ficar pegando tanta chuva na cabeça,... na falta de outra coisa, tirou as sandálias e cobriu a cabeça da estátua, seguindo descalço mas feliz para casa. Um monge passa por ali logo depois e se sente ultrajado como alguém pode cobrir desrespeitosamente a cabeça de Buda com sandálias! Joga longe as velhas sandálias e vai para o monastério sentindo que fez uma boa ação, afinal sapatos não podem cobrir a cabeça de ninguem quanto mais a do Buda...
Ambos acumularam virtudes com ações completamente opostas por causa da motivação pura de cada um deles.
6 PARAMITAS
1 - A PERFEIÇÃO DO DAR
4 tipos de generosidade - dar coisas materiais, libertar do medo, amor e dar o dharma. Especificada acima no texto.
2- A PERFEIÇÃO DA ÉTICA
não causar qualquer mal ou dano a vc e a todos os seres (animais incluídos). Ética é não causar infelicidade ou mal estar para se sentir feliz. Não ficar com nada que não tenha sido dado a vc. Fazer coisas virtuosas todos os dias porque. Virtude leva à concentração.
3- A PERFEIÇÃO DA PACIÊNCIA
"Sentir raiva dos seres é como se ressentir do fogo por ser de sua natureza queimar" - shantideva.
paciência é a arte de manter a leveza para não sentir e não reagir com raiva mesmo quando a situação parece nos obrigar a isso. Mesmo quando pareça certo, é justamente o que não podemos sentir e demonstrar, temos que pelo menos nos lembrar disto. A física demonstra que 2 objetos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, da mesma forma, aflição mental X vacuidade se excluem mutuamente, porque não cabem na mesma mente ao mesmo tempo. Portanto, ter raiva de alguém X o mundo vem de nós se excluem também - a pessoa que nas dá raiva é apenas o resultado de nosso comportamento anterior manifestado num banco de dados chamado pessoa apenas por nossa projeção sendo forçada em nós naquele dito momento - por isso, não vem do lado da pessoa - ter esta percepção é permitir que a sabedoria exclua a raiva.
perder a paciência é perder a compaixão e perder a compaixão é perder o jogo porque o samsara é mantido pelas reações. Quando vc reage igual ou mais que o outro vc o força a criar mais karma, as projeções passadas dele amadurecerem obrigando-o a permancer mais tempo no samsara.... e vc caso se lembre no momento, se perceberá criando mais karma por ter reagido plantando sementes para que outras pessoas o irritem depois. A melhor maneira de se livrar de pessoas agressivas é tratá-las muito bem, Por quê? Porque estas pessoas não estão do lado de fora, são aspectos da nossa mente..
4- A PERFEIÇÃO DO VIGOR ENTUSIÁSTICO = REGOZIJO
é a alegria em se fazer o bem, o regozijo pelo que vc e o outro conquistou o tempo todo - como prática diária.
Normalmente é traduzida como esforço, mas o esforço é apenas um entusiástico vigor pelo outro. Regozijar por aquele que tem exatamente o que vc gostaria de ter.
5- A PERFEIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO
apertando o parafuso da atenção focada na meditação que é se sentar, se aparafusar na almofada e meditar sobre um único objeto com a análise da vacuidade, pelo menos por 1 hora ao dia, mas começando com 5m. Só assim podemos ter a PDV = percepção direta da vacuidade. Acumular virtudes, mérito, escolhendo ser bom e compassivo principalmente nos momentos mais dificeis. A hora da meditação que deve ser a mesma todos os dias é sagrada e insubstituível, Não trocar a meditação por qualquer distração ou deveres do samsara. "Em seu último ensinamento, Milarepa disse a Gampopa, "Você recebeu a transmissão inteira, dei todos os ensinamentos a você, como se eu tivesse derramado água de um vaso para outro. Só há uma instrução essencial que não dei a você. Ela é muito secreta." Milarepa levantou seu manto, mostrando suas nádegas a Gampopa e perguntando, "Você vê?".Gampopa respondeu, "Anhan... sim, sim"."Você realmente vê?".Gampopa não estava certo do que deveria ver. Milarepa tinha calos em suas nádegas; pareciam como se fossem metade de carne e metade de pedra."Veja, é assim que alcancei a iluminação: sentando e meditando. Se você quiser alcançá-la nesta vida, faça o mesmo esforço. Esse é o meu ensinamento final. Nada mais a acrescentar."
6- PERFEIÇÃO DA SABEDORIA
compreender a originação dependente entendendo intelectualmente a vacuidade e aplicando-a nas outras 5 paramitas para chegar a percepção direta. Porque compreendemos de onde vem o mundo e de onde não vem, queremos praticar todas as paramitas com perfeição. Não há perfeição da sabedoria sem a meditação de 1 hora diária pelo menos, retiros de meditação(60 dias ao ano no mínimo divididos em etapas de 7 a 10 dias ou mais), devemos estudar intensamente a vacuidade, servir aos lamas, aos centros de dharma, aos professores e todos os seres, principalmente os difíceis. Temos que estar a serviço, criando calos de bondade, calos de estudos, calos de meditação e calos de sabedoria, caso nossa meta seja o paraíso.
Acho que é, certo?
QUE TUDO SEJA DE BENEFÍCIO PARA TODOS
Dechen Ivy Francis AshuKechara Guest House
Centro de Estudos do Dharma Alto KuruBúzios
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)