domingo, 5 de maio de 2013

AQUI e AGORA


Ivy Francis Dechen Ashu 5 de maio de 2013 10:42
PARA REFLETIR O QUE SIFGNIFICA O MOMENTO PRESENTE

Fala-se muito no Estar no AQUI e AGORA. O Buddhaa não deu ensinamentos do tipo “estar aqui e agora”. As traduções do termo DITTHE DHAMME usado pelo Buddha foram escolhidas muito livremente como “aqui e agora”.

“Ditthe” significa “visão” e “dhamme” refere-se ao Dharma. Portanto abrange a todos os objetos (na mente e no mundo, no passado, no presente ou no futuro), ou seja a todos os fenômenos, aos ensinamentos e à verdade.

O Buda não reconheceu qualquer tipo de EU, EGO ou SELF ou qulauqer que seja a palavra para entidade egóica. O Buddha também não adotou uma idéia de substância, de solidez para o momento presente.

“Ditthe dhamma” pode ainda significar “o ato de ver com atenção cuidadosa o Dharma” AWARENESS, ALERTNESSou ainda VISÂO CORRETA SOBRE OS FENÔMENOS MAS NÃO SE TRATA DO AQUI E AGORA.

Para o Dharma o tempo é continuum e os 3 tempos, passado, presente e futuro existem concomitantemente - ao memso tempo em nossas SEMENTES MENTAIS KARMICAS.

A semente plantada no passado de como tratamos os seres, amadurece no presente na maneira como a interpretamos e experenciamos a realidade - e a partir disso novamente tratamos os seres envolvidos em tal semente- então esta nossa reação, AUTOMATICAMENTA projeta como será nosso futuro. Portanto os 3 tempos estão entrelaçados e ininterruptos, por isso, não pode haver um tal aqui e agora

O Buddha ainda disse que não podemos "consertar" o presente no presente. O que demonstra mais ainda que precisamos refletir neste pensamento do estar no AQUI e AGORA.
(seguirei falando depois sobre poder modificar a semente experimentada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário